sábado, 19 de dezembro de 2009

CRÔNICA DO BLOG

ADEUS FELIZ ANO VELHO! BEM VINDO FELIZ ANO NOVO!


O ANO VELHO APROXIMA-SE DO FIM E AOS EMPURRÕES LÁ SE VAI FINDANDO. PARA ALGUNS NÃO DEIXA GRANDES SAUDADES NEM HERDEIROS DISPOSTOS A ENTORNAR OUTRA COISA QUE NÃO SEJAM LÁGRIMAS DE CROCODILO, ARREPENDIMENTOS, FRUSTRAÇÕES, PESO DA CRUZ. PARA OUTROS, MUITAS RECORDAÇÕES BOAS E INESQUECÍVEIS. COMO DIZIA TIM MAIA EM UMA DE SUAS MAGNÍFICAS CANÇÕES: “E na vida a gente tem que entender Que um nasce pra sofrer Enquanto o outro ri...”E, NESSE JOGO DE DIAS E NOITES, RISOS E LÁGRIMAS, SUCESSO E INSUCESSO, FELIZES SÃO AQUELES QUE APRENDEM AS LIÇÕES DA VIDA! PARA ISSO, NÃO É NECESSÁRIO CURSO SUPERIOR, APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA, DIPLOMA DE MESTRE OU DOUTOR.
NAS AULAS DA VIDA AS PESSOAS CRITERIOSAS APRENDEM A AGIR COM BOA FÉ SEM SE ENVAIDECER COM COISINHAS NANICAS(miudinhas)E PASSAGEIRAS, ELAS PASSAM, ELAS PENSAM ANTES DE PROVACAR VULCÕES OU VOMITAR ESTUPIDEZ. NÃO SE VESTEM DE SABEDORIA E CERTEZA, MAS DE HUMILDADE, NÃO SE SENTEM INSUBSTITUÍVEIS, NÃO MENOSPREZAM, NÃO COMPACTUAM COM AVAREZA E NÃO SE DESTEMPERAM COM O PODER.

PESSOAS CRITERIOSAS ATUAM PARA NÃO CAIREM NO BURLESCO E SE ENCOLHER SORUMBÁTICAMENTE, COMO ACONTECEU E ACONTECE COM MUITOS NA CIDADADEZINHA DOS LEQUES VERDEJANTES E NOS AREDORES DA MESMA. FALAR DEMAIS, APONTAR, JULGAR, DEFAMAR OU QUALQUER OUTRA AÇÃO REPUGNANTE, SEJA NA POLITICAGEM OU FORA DELA, ACABARÁ VOLTANDO AO SEU DEVIDO LUGAR, COMO DIZ O ANTIGO PROVÉRBIO: “Quem com ferro fere com ferro será ferido...” DEUS NÃO DORME, ELE RESPONDE COM UM TEMPO A TUDO, TODOS SALDAM SEUS DÉBITOS NESSE TORRÃOZINHO, COM CRISE OU SEM CRISE. AINDA QUE AS BOCAS SE VEJAM ENGAIOLADAS E AS EDIÇÕES JORNALESCAS NÃO SAIAM A PRAÇA PROPAGANDO PEQUENÍSSIMAS VERDADES E MUITAS GABOLICES TODOS SABEM, TODOS SENTEM, TODOS VEEM.

EU DESEJO QUE 2010 SEJA PRODUTIVO, QUE TENHA COMEÇO MEIO E FIM, QUE TENHA PAZ, QUE CONTINUE florindo AMOR NOS CORAÇÕES DOS BONS E NOS OUTROS, DEUS PARA REPROVAR... Felizes os que vivem um dia depois do amanhã.

Josélia Coringa

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Inclusão do Livro Manoel Torquato, de minha autoria, no acervo da UFRJ, para consulta.

Recebi, nesta data, mensagem de Ary Medeiros, professor e pesquisador potiguar atualmente na UFRJ, comunicando a inclusão do nosso trabalho MANOEL TORQUATO - Herói e Vítima da Guerrilha, que transcrevo para conhecimento de quem interessa possa:
"Caro Gilberto, para lembrar a sua contribuição em estudos sobre os movimentos populares do Brasil, envio, anexo, cópia do registro do livro MANOEL TORQUATO - Herói e Vítima da Guerrilha, de sua autoria que se encontra na BASE MINERVA, à disposição dos alunos e pesquisadores da UFRJ, para consulta. Forte abraço. Ary Medeiros".
É muita honra para um pobre diabo analfadiabético. Muito Grato, Ary.
Para quem não conhece, Ary Medeiros é de Angicos, parente do poeta Zé Moisés Grilo, que dispensa comentários. Gilberto Freire de
elo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Monsenhor AMÉRICO SIMONETTI

Conhecemo-nos quando o Açu ainda tinha para exibir:
- A inteligência Excepcinal de Osvaldo Amorim;
- Os manifestos radicais de João Lins Caldas;
- As crises boêmias de Renato Caldas;
- Os eventos saudados com versos e glosas dos poetas locais;
- A genialidade modesta de Demóstenes Amorim;
- A intelectualidade de Expedito Silveira;
- A saudade de Moysés Sésyom;
- A sede dos Escoteiros;
- O Plano de Valorização do Vale do Açu;
- Os argumentos jurídicos de Lou npo Júri Popular;
- A gráfica medieval de Cabralzinho;
- A ética incontestável de Sandoval Martins;
- A terniura angelical de Cecéu Amorim;
- O charme pertuado de Enói Amorim;
- A inteligência hibernada de A Vara;
- A integridade moral de Miga Fonseca;
- As bandas internacionais de Costa Leitão;
- O show de dança em boleros de Carlos Aladim;
- As aulas de Português de D. Glorinha;
- A surpresa andidemocrática do Golpe Militar;
- Os projetos de irrigação de D. Eliseu;
- Os bares de Lourival Duda, João Nogueira e Sebastião Alves;
- A candura sa garçonete Cândida Nogueira;
- As cajazeiras de Rui Soares;
- Os tiragostos de cabidela de Chiquito Macedo;
- A chegada da Fundação SESP;

Convivendo com todo esse manancial, éramos conduzido por Pe. Américo numa época de transição em que João XXIII embaralhava as cartas e D. Helder Câmara as distribuía
para D. Eliseu, Pe. Américo, Pe. Zé Luiz e Pe. João Penha, aqui na Várzea do Açu montarem o esquema preparatório para uma espécie ainda nanica de modernização. Assim, os fiéis religiosos da Várzea do Açu passaram a ser tratados com uma dose de humanização superior às da evangelização catequética que ainda não se projetara para além da Idade Média.
Em Mosóró, D. Eliseu carreava para o Vale do Açu, tuydo quanto houvesse de projetos e de práticas de irrigação; Pe. Américo, no Açu, implantava a educação de base nas comunidades rurais, os serviços de comunicação através dos radinhos de pilha e de serviços telefônicos, quando, à éoca, só exisitia a precariedade dos Correios e Telégrafos; Pe. Zé Luiz, em Pend~encias,, humanizava mais que evangelizava, e já celebrava as missas em portugês e de frente para a platéia; Pe. João Penha, em Macau, preparava os operários da messe para o enfrentamento da mecanização das salinas e do Porto Ilha, criando o ensino de Segundo Grau.
Foi assim que nós, os beradeiros do Vale do Açu, fomos preparados para ver o homem pousar na lua, para as novidades da chamada Nova Igreja, para a era do cinesmascoipe e da televisão, para a entrada triunfal do iê-iê-iê, e não sucumbimos com as angústias dastorturas do Golpe Militar, para o advento do ano dois mil sem traumas maiores na transição universal.
Gilberto Freire de Melo

ZELITO CORINGA HOJE NA TV COM/SC


O músico Zelito Coringa está em Floripa para uma série de apresentações.
Hoje às 16 h dará entrevista ao Programa Estúdio 36 - TV COM afiliada da Rede Globo - SC. No finalzinho da tarde visitará os estúdios da FM Campestre 98,3 e participará de um bate papo ao vivo. O compositor e poeta Potiguar é natural da cidade de Carnaubais, e trouxe para o CD Bendita Companhia – a canção Xote Lindo - em parceria com Marcoliva e Rafael Calegari, divide ainda com o guitarrista Joubert Narciso, Caio Muniz e cantora Tatiana Cobbett uma penca de canções inéditas. Zelito Coringa faz show no Espaço Carijó de Artes – Dia 24 (Sábado) às 21 h. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FELIZ DIA DO PROFESSOR!

carregar imagens

RecadosOnline - A organização que você merece está aqui! Confira mais recados de Dia do Professor!

A GUERRA DOS BÁRBAROS - Gilberto Freire de Melo

PENDÊNCIAS EXPÕE SUA CULTURA E SUA HISTÓRIA

Resgatando a cultura e a históriade Pendências, trabalho iniciado por Manoel Rodrigues de Melo e interrompido com o seu desaparecimento, o escritor também pendenciuense, Gilberto Freire de Melo, em projeto de sua autoria e coordenação, denominado AGORA EU SEI, expõe, no salão de serviços do restaurante QUINTAL VERDE, ao público habitante de Pendências e aos seus visitantes, tudo quanto há de história, de cultura, de humor e dos vultos notáveis da terra pendenciense.
Em textos sobre papel plasticizado, colado às mesas, o projeto, inédito no Brasil, tem caráter permanente e chama a atenção pela peculiaridade, surpreendendo os visitantes que não são convidados, empurrados nem pagam para ver. Chegam ali para se servirem das apetitosas iguarias caseiras de D. Selma, comem e bebem sem importunações, num ambiente familiar, e têm à disposiçao, além do régio atendimento do balneário campesino, narrativas históricas da convivência com as mais notáveis lideranças, com os poetas, com a prodigalidade humorística apimentada de Absalão, de Joaninha de Pipiu, de Tributino, de Cândido Cambão...
É uma continuidade do trabalho cultural iniciado por Manoel Rodrigues de Melo, o maior cronista de todos os tempos da Várzea do Açu, acrescido de irreverentes lances de humor e da excentricidade coletados por Gilberto Freire, nas constantes e informais reuniões nas calçadas, inclusive da Igreja, dos mais variados tipos especiais que infestam a comunidade pendenciense.
E sentencia: "Sem estudar o passado, não se programa o futuro".
Uma amostra que lá tem fotografia.
"Joaninha de Pipiu - Certa vez o seu amigo Gilberto freire a convidou para fazer o conserto de uma bica de metal que estava vazando, no telhado de sua casa, lá em Natal. Joaninha chegou munida da parafernália de sua oficina, que carregava num saco, montou a escada, que dois homens seguravam, e subiu. Quando estava lá em cima da escada, normalmente vestida de saia, o dono da casa lhe advertiu que aqueles dois marmanjos estavam brehcnado os fundos de suas calças.. Ela respndeu:
- Estão perdendo tempo. Eu não uso!"